top of page

Previsões da Astrologia para 2024

Atualizado: 11 de ago.



previsões astrologia 2024



A Astrologia de 2024 em Resumo


Os trânsitos de 2024 prometem um ano de transformações, que faz parte de um ciclo mais longo que envolve toda uma década de virada.


Neste ano, a área da sua vida ocupada por Peixes promete ficar mais difícil, pois além do trânsito de Saturno, os eclipses chegam em setembro no signo de água mutável.


Por outro lado, os temas de Gêmeos ganham um toque de benesses, com o ingresso de Júpiter no signo em maio trazendo expansão para a comunicação.


As áreas relacionadas ao eixo Áries/Libra seguem em plena transformação, com três eclipses ocorrendo nestes signos.


Finalmente, a área de Leão passa por uma reviravolta lá pelos 45 do segundo tempo, pois, em dezembro, Marte retrograda ali.


Um fato curioso: simplesmente não há uma retrogradação de Vênus em 2024, ficando para março de 2025. Os temas de relacionamentos, questões femininas, artes e prazeres seguem plenamente em 2024.



Trânsitos de Larga Escala


Conheça agora os grandes temas arquetípicos que irão marcar o seu 2024 e o do coletivo.


Necessário ressaltar aqui que considero os planetas trans-saturninos muito mais relevantes na Astrologia Mundana do que na Natal, visto que dispõem de temas coletivos. Num mapa astral, eu vou achar notável uma conjunção (natal ou por trânsito) a um grau ou menos de um planeta tradicional ou ângulo.



20/01: Plutão ingressa em Aquário


O primeiro ingresso de Plutão em Aquário ocorreu em 23 de março de 2023, mas o planeta retrogradou e retornou a Capricórnio logo em seguida, em 11 de junho. Ainda assim, o movimento marcou o início de tendências de desenvolvimento tecnológico que marcarão os próximos 20 anos, entre os quais se destaca a Inteligência Artificial. 


Com o advento de ferramentas como ChatGPT e Midjourney, vieram impactos profundos sobre o mercado de trabalho - e, portanto, para a economia e a sociedade. Chegou a hora da distopia cyberpunk: high tech, low life. A tendência é de aumento do uso e da capacidade desta tecnologia.


Outra possibilidade atrelada a este trânsito é o aumento de vigilância governamental, com instituições empregando os avanços tecnológicos para aumentar seu poder oculto sobre cidadãos, funcionários e demais stakeholders.


Um ponto importante deste ingresso é que Júpiter faz trígono com Plutão quando ele próprio ingressa em Gêmeos, criando um efeito de lente magnificadora, aumentando e expandindo os temas mencionados. O aspecto fica exato em 2 de junho, mas seus efeitos serão sentidos a partir do ingresso de Júpiter em Gêmeos em 25 de maio.



25/03: Eclipse Lunar em 05°07 de Libra


A tendência de um eclipse lunar de Nodo Sul é a de trazer à culminação e de promover encerramentos nas áreas da sua vida dispostas pela casa que Libra ocupa na sua carta natal. 


Em termos gerais, tendências de agradar aos outros em detrimento de nossa essência ficam dolorosamente evidentes e, sendo iluminadas, podem ser purgadas. Este eclipse revela as maneiras como promovemos a concórdia social quando o que deveríamos estar fazendo para competir pelo primeiro lugar.


Vênus, a dispositora do eclipse, se encontra exaltada em Peixes, em sextil e recepção mútua com Júpiter em Touro. Este é definitivamente um fator suavizante, indicando que haverá maneiras conciliadoras e harmônicas de abrir mão daquilo que precisa ser encerrado, com ajuda da percepção filosófica da questão e até da espiritualidade.



08/04: Eclipse Solar a 19°24 de Áries


Depois das purificações do eclipse lunar, este eclipse solar de Nodo Norte renova nossa conexão com nossa verdadeira essência e nossa motivação de vencer, além de promover novos começos na casa de sua carta natal ocupada pelo signo de fogo cardinal.


O eclipse ocorre em conjunção com Mercúrio, indicando que a comunicação, a cognição e a racionalidade serão nossas grandes aliadas no processo de nos conectarmos com o herói, ou heroína, interior. Convém pensar sobre nossos pontos fortes, reexaminar nossas vitórias passadas e estrategizar os próximos passos que nos levarão ao topo.


Marte, o dispositor do eclipse, se encontra em Peixes e conjunto a Saturno. No signo de água mutável, o guerreiro é como um cavaleiro andante: nobre, galante e muito consciente de seu código de honra. A influência de Saturno confere seriedade, solidez e maturidade - um contraponto muito bom ao ímpeto explosivo de Áries.


Trata-se, em suma, de um momento em que uma atitude ativa, sóbria e orientada à transcendência orientará nossa nova jornada heróica.



20/04: Júpiter em conjunção com Urano a 21°47 de Touro


Ocorrendo a cada 14 anos, esta conjunção eletrizante é um dos pontos altos de 2024, sendo condutiva a desenvolvimentos na tecnologia, arte, ciências e música.


Touro é sobre materialidade, vestimentas, alimentação, finanças, solo e agricultura. Assim, trata-se de um momento de novidades no manejo de recursos materiais. Criptomoedas seguem em alta, com chances de um novo boom, e novos materiais podem dar as caras no setor têxtil. 


A indústria deve desenvolver novos alimentos, e eu não me surpreenderia com a popularização de carnes feitas em laboratório ou de base vegetal, por exemplo. Além disso, preços de bens de consumo podem ficar erráticos, subindo e descendo descontroladamente.


Em resumo, a conjunção expande as inovações tecnológicas, e as possibilidades são revolucionárias - para o bem. É um momento muito fértil para novidades que beneficiam o coletivo e contribuem para elevar a experiência humana como um todo.



25/05: Júpiter ingressa em Gêmeos


Gêmeos se relaciona com a comunicação, a disseminação de ideias, o trânsito de informações e a polarização dualista. É sobre como as comunicações tecem a teia da interação humana.


Versatilidade e inovação tecnológica estarão em alta durante a duração do trânsito, que vai até maio de 2025. Novas perspectivas podem ser melhor recebidas, sendo um momento de agitação intelectual.


Em Gêmeos, o Benéfico se encontra em exílio, sendo obrigado a recorrer a recursos inusitados para exercitar suas atividades, como a expansão de horizontes, o favorecimento por meio de benesses, a manutenção da abundância e a exploração da filosofia que baliza a existência de cada um. 


Todos esses temas, normalmente vagos e amplos, devem se motivar pelas minúcias intelectuais, detalhes técnicos e informações educacionais. Além disso, a moral pode ficar dúbia, com o usual protetor dos bons costumes envergando a fantasia de advogado do diabo.


O trânsito é marcado, como já mencionado, pelo trígono com Plutão, enfatizando o papel de novas tecnologias, como a IA, na expansão das comunicações. Prevejo uma avalanche de conteúdo gerado por IA nas redes sociais.


Além disso, se em Touro a relação era de sextil, em Gêmeos Júpiter fica em quadratura baseada em signo com Saturno em Peixes, o aspecto culminando em 19 de agosto e 24 de dezembro de 2024.


Assim, uma relativa bonança econômica, marcada pela consolidação, cede lugar a tensões e dificuldades. De fato, movimentos de expansão tanto individuais quanto coletivos são confrontados com barreiras estruturais, atrasos e impedimentos por parte de forças autoritárias.



29/06: Saturno em movimento retrógrado a 19°26 de Peixes


Temas saturninos, como hierarquias organizacionais, estruturas governamentais, fundações, antiguidades e bens duráveis (i.e., imóveis), desaceleram e passam por um momento de revisão.


O mesmo se aplica às casas do seu mapa astral ocupadas por Capricórnio, Aquário e Libra. Os temas por elas dispostos ficarão mais lentos (ainda), mas não se preocupe: é como o movimento de se abaixar para saltar, pois, quando Saturno ficar direto, essas questões retomam seu avanço com ímpeto renovado.



15/07: Marte em conjunção com Urano no grau de Algol


Marte, ígneo senhor da guerra, encontra o eletrizante Urano - e a tendência é de tempestade de fogo. Este é um trânsito que acontece a aproximadamente dois anos, e até aí tudo bem.


Ocorre que, desta vez, o encontro se dá no cenário da cabeça da Medusa - de fato, Algol vem de Ras Al Ghul: Cabeça do Demônio. Considerada a estrela mais maléfica do céu, tem conotações de perder a cabeça, eventos intensos e transformação visceral.


De maneira geral, considero cautela uma recomendação pra lá de razoável nos dias antes e depois. Cuidado especialmente com desentendimentos, pois a irritabilidade está em alta, pode incidir de maneira abrupta e trazer, em seu encalço, consequências imprevisíveis.


Lamentavelmente, em nível mundano, a configuração pode apontar para eventos catastróficos - pense erupção vulcânica (só uma possibilidade). Genuinamente espero estar errada.



01/09: Plutão ingressa em Capricórnio pela última vez em 248 anos


Aqui, a finalização do mais longo dos ciclos planetários é inexorável, e encerramentos nas áreas de organizações, hierarquias e governos podem ser impactantes.



18/09: Eclipse Lunar a 25°41 de Peixes


Este eclipse de Nodo Norte inaugura os eclipses no eixo Virgem/Peixes - e, por isso mesmo, é impactante. As áreas da sua vida relacionadas às casas ocupadas por estes signos começarão a dar sinais de transformação - e, no caso deste especificamente, culminações que acrescentam e promovem expansão.


Peixes é a área de nossos mapas em que somos compassivos, transcendentais, repletos de fé e dispostos à abnegação que pode culminar em autossacrifício. Esta lunação revela as formas como nossa intuição e otimismo nos levam para mais longe.


A Lua estará numa conjunção, ampla e separativa, com Saturno retrógrado em Peixes, dando um toque de seriedade e responsabilidade às nossas explorações místicas. Estará, ainda, em oposição com Mercúrio em Virgem, explicitando uma dinâmica de cabo-de-guerra entre a pragmática orientação a detalhes e o sonho transcendental. 


Júpiter, o dispositor do eclipse, estará em quadratura com a Lua em Gêmeos, reforçando os temas mercuriais de busca mística orientada pelas informações, dados e estatísticas.


O que este eclipse sugere é a necessidade de buscar nossas inspirações místicas de maneira cética, pé no chão e orientada à vida prática, o que se faz por meio da racionalidade.



02/10: Eclipse Solar a 10°04 de Libra


Este eclipse solar de Nodo Sul reforça os temas de renovações na área de nossos mapas em que somos conciliadores, agradáveis aos outros, harmônicos e orientados à justiça social. Sendo a Cauda do Dragão, é tempo de purgar nossas tendências de people pleaser e deixar de fazer coisas que não queremos, de fato, fazer.


O eclipse ocorre em conjunção com Mercúrio, trazendo, novamente, a ideia de fazer estas transformações por meio da racionalidade, do diálogo, da análise de informações e da lógica.


Ocorre, ainda, em quadratura com Marte, indicando que situações abrasivas podem tornar dolorosamente evidente a necessidade de abrir mão de certas coisas. É um bom mês lunar para evitar conflitos - e a chave é não deixar o ressentimento se acumular.


A lunação toma lugar em trígono com Júpiter, indicando que uma filosofia elevada, otimismo, generosidade e espiritualidade podem colaborar em desatar este nó górdio.


Trata-se, em suma, de um momento complexo e delicado, em que a racionalidade e a elevação do pensamento ajudam a navegar desafios irritantes.



09/10: Júpiter em movimento retrógrado a 21°20 de Gêmeos


Todas as questões joviais, como expansão, espiritualidade e abundância, bem como os temas dispostos pelas casas do seu mapa ocupadas por Peixes, Câncer e Sagitário, perdem momentum para passar por um processo de revisão. Como eu disse, é para que, quando o planeta retomar o movimento direto, estes assuntos fluírem com ímpeto renovado.



15/11: Saturno estaciona direto a 12°42 de Peixes


Suas questões saturninas, bem como as áreas da sua vida relacionadas às casas ocupadas por Libra, Capricórnio e Aquário, retomam o movimento à frente com ímpeto renovado, graças às revisões proporcionadas pelo período de retrogradação.



19/11: Plutão ingressa definitivamente em Aquário


Encerrados os temas mobilizados em Capricórnio desde janeiro de 2008, o Senhor do Subterrâneo inicia em definitivo suas atividades de transmutação visceral no airoso Aquário, deixando de revirar estruturas sociais para influenciar inovações tecnológicas.



06/12: Marte em movimento retrógrado a 06°10 de Leão


Os assuntos de Marte, como incisividade, iniciativa e combatividade, bem como os temas relacionados às casas ocupadas por Áries, Escorpião e Capricórnio da sua carta natal, perdem fôlego e iniciam um período de revisão. Como eu já disse, é apenas para retomar o movimento à frente com ímpeto renovado, quando Marte ficar direto em 2025.


Em janeiro de 2025, as coisas estarão bem diferentes em comparação com janeiro de 2024.



Previsões Mês a Mês para a Astrologia de 2024


Confira a seguir os detalhes de cada mês do ano de 2024:



Janeiro/2024


O ano começa com Mercúrio estacionando direto logo no dia 1°, indicando uma retomada, lenta a princípio, das comunicações, comércio e trocas de informação.


 Outro trânsito marcante é, a partir do dia 4, Marte em Capricórnio, exaltado, em sextil com seu dispositor Saturno e em trígono com Júpiter em Touro. Tudo aquilo que demanda iniciativa, força e coragem está favorecido.


No dia 20, Sol e Plutão ingressam coladinhos em Aquário - um começo revelador para esta mini era de Aquário de 20 anos de Plutão.


Além disso, Júpiter fica em sextil com Saturno, marcando um período especialmente auspicioso para a consolidação econômica e também para a concepção de planos de expansão de longo prazo.



Fevereiro/2024


Este é um mês estável e sem grandes acontecimentos. No final, ocorre o Saturno Cazimi em Peixes, marcando um momento de claridade em relação à maneira como estruturamos nossos sonhos no longo prazo e dos limites da nossa fé.



Março/2024


No dia 11, Vênus ingressa no signo de sua exaltação, Peixes. Seria um excelente trânsito, não fosse o soturno Saturno flutuando nas águas oceânicas, um Kraken pronto para prender em seus tentáculos.


Este é, ainda, o mês em que ocorre o Ingresso Solar em Áries no dia 20, marcando o Ano Novo Astrológico, que é o que vale, e um período de vitalidade, motivação e conexão com a essência em alta.


Por outro lado, março também traz o Eclipse Lunar em Libra, iluminando aspectos que precisam ser transmutados na nossa maneira de nos relacionarmos com os outros.



Abril/2024


Logo no dia 1°, Mercúrio estaciona retrógrado a 27°13 de Áries, dando início a um período de revisão das comunicações, estudos, ofícios e atividades comerciais. O Mensageiro retoma o movimento direto a 16°00 de Áries, e seus assuntos voltam a prosseguir com ímpeto renovado.


No dia 8 ocorre o Eclipse Solar em Áries, nos convidando a reforçar nosso senso de identidade e a direcionar nossas motivações para a competitividade. 


A boa nova é o ingresso de Vênus em Touro no dia 29, dando início a um período de relacionamentos, prazeres sensoriais, artes e bens em alta.


Finalmente, no dia 30, Marte ingressa em seu domicílio diurno de Áries, dando início a um período de iniciativa em alta e competitividade cheia de drive.



Maio/2024


O Urano Cazimi em Touro no dia 13 pode ser um momento especialmente errático e disruptivo, e é possível que sintamos motivações inovadoras e o desejo de romper com o status quo.


No dia 18, ocorre o Júpiter Cazimi em Touro, com Vênus em proximidade, sendo este um momento especialmente auspicioso para iluminar nossas motivações nos setores de expansão, otimismo, espiritualidade e prosperidade.


Logo em seguida, no dia 25, Júpiter ingressa em Gêmeos, dando início a um período de expansão nas comunicações, trocas de ideias e enunciações de palavras.



Junho/2024


Entre os dias 3 e 17, Mercúrio fica domiciliado em Gêmeos, sendo um excelente período para atividades relacionadas à comunicação, estudos, comércio e ofícios.


Já no dia 9, Marte ingressa em Touro, signo de seu exílio, e as iniciativas ficam mais reativas. Pode ser um período em que é difícil direcionar a agressividade, o que pode culminar em explosões.


No dia 20 ocorre o Solstício de Inverno, marcado por uma Lua Cheia em Capricórnio. Bom momento para tomar nota dos eventos dos últimos meses e lançar suas intenções para a estação vindoura.


Finalmente, no dia 29, Saturno estaciona retrógrado, trazendo seus assuntos a um momento de desaceleração e revisão.



Julho/2024


Este é o mês em que, no dia 15, ocorre a conjunção de Marte e Urano sobre Algol, marcando um período extremamente volátil. A cabeça é decepada com uma faca elétrica, mas as consequências de perder a cabeça são imprevisíveis. Cautela é legal e é o pior momento possível para praticar esportes radicais e demais atividades perigosas.


No dia 22, o Sol ingressa em Leão, seu domicílio, favorecendo todos os temas solares.


Em 25, Mercúrio adentra o signo de seu domicílio/exaltação: Virgem, e é outro excelente período para trocas, comércio, transportes, ofícios, estudos e demais atividades mercuriais - pelo menos enquanto estiver direto.



Agosto/2024


O mês começa com Vênus ingressando em Virgem, sua queda, no dia 4, dificultando o andamento dos temas de que dispõe, tais como questões femininas, artes, relacionamentos e prazeres. No signo de terra mutável, a Benéfica às vezes fica demasiado preocupada com detalhes, ficando difícil para ela parar e cheirar as rosas.


Do dia 5 ao 28, Mercúrio fica retrógrado entre 04°04 de Virgem e 21°25 de Leão, dando início àquele período tão querido por todos de falhas técnicas, revisões e desentendidos.


Na segunda e na terceira semanas do mês, culmina a quadratura entre Júpiter em Gêmeos e Saturno em Peixes, com adicional de pólvora, patrocínio de Marte em Gêmeos conjunto ao Benéfico. No dia 14, a configuração fica especialmente explosiva, com a Lua em Sagitário ativando ambos numa quadratura/oposição que envolve, ainda, Vênus em Virgem. Pessoal de signos mutáveis, coragem!


No dia 29, Vênus ingressa em seu domicílio diurno de Libra, um trânsito que seria bem mais legal se não fosse a sinistra Cauda do Dragão pairando no signo, drenando e transmutando o que encontra pelo caminho.



Setembro/2024


O mês mal começa e, no dia 4, Marte ingressa em Câncer, signo de sua queda. Outro período de iniciativa em baixa e risco de passivo-agressividade, pois, em Câncer, o Guerreiro dispõe apenas de uma pistola de água.


No dia 9, Mercúrio reingressa em Virgem, resolvendo as pendências da retrogradação e finalmente marcando um período favorável para o desenvolvimento de suas questões. Segue no signo até dia 26.


No dia 17 toma lugar o Eclipse Lunar em Peixes, o primeiro do eixo água/terra mutáveis, trazendo à culminação os temas das nossas vidas relacionados à área de nossos mapas em que somos compassivos, esperançosos, caridosos e transcendentais.


No dia 22, o Sol ingressa em Libra, marcando o Equinócio de Primavera mas também um período de Sol caído, em que encontrar a motivação para irmos atrás do que queremos fica mais difícil e tendemos a priorizar o outro em detrimento de nós mesmos.


No mesmo dia, Vênus ingressa em Escorpião, seu exílio, dando início a um tempo de dificuldades no amor, nas questões femininas, nas artes e nos relacionamentos. No signo de água fixa, a Benéfica fica intensa, penetrativa e desconfiada, impedindo o fluxo da afetividade.



Outubro/2024


Logo no dia 2, ocorre o Eclipse Solar em Libra, um momento bastante desfavorável para o Sol, duplamente afligido. A vitalidade tende a ficar ainda mais em baixa e as motivações, difíceis de acessar.


Além disso, no dia 9, Júpiter retrograda a 21°20 de Gêmeos, marcando um momento de momentum reduzido e revisão da expansão, da filosofia de vida, da espiritualidade e da abundância.



Novembro/2024


Logo no dia 2, Mercúrio ingressa em Sagitário, signo de seu detrimento, e os temas de comunicações, trocas de informação, estudos e comércio sofrem, pois, no signo do grandioso Centauro, fica difícil atentar aos detalhes e transmitir mensagens de maneira concisa.


No dia 15, Saturno retoma o movimento direto a 12°42 de Peixes, e seus assuntos voltam a progredir com ímpeto renovado após um período de lentidão e revisão.


No dia 19, Plutão ingressa definitivamente em Aquário, deixando Capricórnio por mais de 200 anos.


No dia 25, Mercúrio retrograda a 25°40 de Sagitário, ficando duplamente afligido. Momento especialmente desfavorável para as questões mercuriais, e as falhas técnicas prometem.



Dezembro/2024


Marte retrograda a 06°10 de Leão no dia 6, trazendo uma reviravolta na parte de nossos mapas em que somos soberanos, líderes, expressivos e autocentrados. Marca, ainda, um período de revisão das maneiras como somos incisivos, combativos e tomamos iniciativa. Marte segue assim até 23 de fevereiro de 2025, quando estaciona direto a 17°01 de Câncer.


Por outro lado, no dia 15, Mercúrio retoma o movimento direto a 06°24 de Sagitário, e seus temas tornam a prosseguir com novo fôlego.


O dia 21 é quando o Sol ingressa em Capricórnio, marcando o Solstício de Verão.


No dia 24, ocorre o segundo choque entre Saturno em Peixes e Júpiter em Gêmeos, com uma quadratura que promete trazer atrasos, dificuldades e impedimentos por parte de figuras autoritárias à expansão e à transcendência. A economia pode sofrer - um Natal nada promissor, ainda mais com Mercúrio ativando a quadratura-T de Sagitário.


Achei interessante a Lua Nova a 09°44 de Capricórnio em pleno dia 30, sugerindo um Réveillon com verdadeiras vibes de renovação - ainda que seja duplamente sob a égide de Saturno, pois acontece em seu signo e sob um sextil com este.




Se você gostaria de saber mais sobre o que o ano à frente traz especificamente para o seu mapa, conheça minhas leituras de mapa astral - tenho certeza que uma delas, em especial a Previsão Anual feat. Revolução Solar, pode ser a sua cara.






104 visualizações0 comentário

コメント


Entre no Círculo de Mistérios:

Seja feita a Tua Vontade

bottom of page